Durante a Hora Cívica — momento institucional que integra a programação pedagógica do Colégio Logosófico — os alunos do 4º Ano B realizaram uma apresentação significativa, que uniu sensibilidade, consciência e desejo genuíno de promover o bem. Como parte do projeto de combate ao bullying, os estudantes interpretaram a canção Amigo sim, Bullying não, compartilhando com toda a escola uma mensagem clara e necessária: o respeito e a empatia devem orientar nossas relações.
A apresentação foi resultado de reflexões realizadas em sala, nas quais os alunos estudaram e discutiram os impactos de palavras e atitudes que podem ferir e excluir. Compreendendo o poder das próprias ações, decidiram levar adiante esse aprendizado por meio da música, convidando os colegas a refletirem sobre a importância de cultivar a amizade e reconhecer o valor do outro.
A letra da canção, escolhida pelos próprios estudantes, destacou a beleza da diversidade e a necessidade de uma convivência pautada na solidariedade, com versos como “o normal é ser diferente” e “ninguém é melhor que ninguém”. A iniciativa expressou, de forma lúdica e profunda, o compromisso com uma convivência mais humana e inclusiva.
A atividade também proporcionou espaço para os alunos verbalizarem os aprendizados vividos. Ana Júlia Tupinambá Desconzi Silva destacou:
“Com respeito, amizade e vontade de ser melhor, podemos combater o bullying e ajudar quem precisa. Na nossa apresentação aprendemos sobre o valor da empatia: se colocar no lugar do outro e entender que o melhor caminho é sempre ser amigo.”
Bernardo Vieira Queiroz Mesquita completou:
“Devemos conhecer nossos pensamentos e melhorar nossas atitudes todos os dias. Por isso, além de aprender sobre bullying, precisamos prestar atenção em como tratamos os outros — não só aqui na escola, mas em todos os lugares.”
Na Pedagogia Logosófica, os pensamentos são compreendidos como forças vivas que, quando orientados para o bem, geram transformações positivas. A atitude dos alunos em transformar o conteúdo estudado em ação consciente revela essa força interior em movimento e reforça o propósito da formação logosófica: formar seres humanos atentos, respeitosos e comprometidos com o bem.
A apresentação do 4º Ano B foi mais do que uma atividade pedagógica — foi um gesto de protagonismo e cuidado, que reafirma como a educação pode inspirar escolhas conscientes e formar, desde cedo, cidadãos mais lúcidos e empáticos.