Na aula de Matemática, os alunos do 1º Ano vivenciaram uma experiência prática e encantadora: a construção do próprio relógio! A atividade teve como objetivo tornar o aprendizado das horas mais significativo, estimulando a consciência do uso inteligente do tempo, um valor trabalhado de forma constante na Pedagogia Logosófica.
Guiados pelas professoras Verônica Carvalho e Ana Clara, os estudantes começaram a proposta na sala de Artes. Lá, cada criança usou materiais diversos para confeccionar e personalizar seu relógio com criatividade e entusiasmo. Em meio a cores, recortes e pinceladas, o conteúdo ganhou forma concreta e afetiva.
Com os relógios prontos, os alunos participaram de uma dinâmica para movimentar os ponteiros, identificar as horas e aplicar, na prática, o que aprenderam. Em seguida, saíram por diversos espaços do colégio para apresentar suas criações, orgulhosos do próprio progresso.
Durante a vivência, foi trabalhado o conceito da Lei do Tempo, que convida à reflexão sobre como cada um pode organizar melhor seus horários, aproveitando o dia de forma mais produtiva e harmoniosa.
A proposta despertou interesse, envolvimento e autonomia nos alunos. Como compartilhou a aluna Marta Barreto: “Eu amei! Porque eu podia fazer um desenho no meio (do prato) e porque a gente aprendeu as horas.” E o colega Lucas Matos completou: “Achei boa porque foi legal montar o nosso próprio relógio.”
Mais do que compreender o funcionamento das horas, os alunos deram um passo importante no desenvolvimento de hábitos organizados, conectando o conteúdo acadêmico ao cotidiano de forma leve e eficaz. Afinal, aprender com sentido é aprender para a vida.