Conversa sobre carreira, dinheiro e vida com os adolescentes do Fundamental II
Em diversos momentos, em conversas dos alunos com os professores, estes identificaram um pensamento forte entre os adolescentes muito ligado ao consumismo, à desorientação quanto à carreira e a vida, foco apenas no dinheiro e uma limitação da vida apenas ao consumismo.
Nos intercâmbios de alinhamento pedagógico, essa questão foi trazida, bem como a necessidade de apresentar aos jovens que a vida é muito mais ampla que as questões que estão preocupados hoje.
Várias estratégias de conversa foram traçadas e colocadas em prática, como mesa redonda sobre o tema e filmes que tratam a temática. A atividade foi concluída com uma palestra com o Consultor Financeiro e Piloto de avião Rogério Olegário do Carmo. Em conversa com os alunos ele trouxe, de forma lúdica e divertida, por meio de tirinhas e anedotas, a reflexão sobre o conceito de vida física e existência, e porque não limita-la.
Rogério trouxe também exemplos de pessoas que conquistaram muito dinheiro e de forma rápida, e por falta da orientação correta e conceitos e virtudes internos perdeu tudo e, alguns, chegaram a cometer crimes para manter o “status” que tinha antes. Com a seguinte pergunta: até onde vale a pena?
Foi intercambiado o conceito de riqueza X dinheiro e sucesso X êxito. A importância dos estudos e do planejamento para alcançar suas metas. Ter dinheiro não é crime, mas não deve ser o único objetivo da vida.
Não é só estudar, não é só juntar quantias, não é só viajar, não é só ter, há que se ter equilíbrio.
Foi trazido alguns aspectos também sobre a escolha profissional e o que ela deve representar na vida do ser.
Para encerrar, foi feita a analogia de estudar como os aviadores, a importância de se fazer um plano atento, seguir o plano, e a cada etapa reavaliar o plano. Ter no plano pontos de advertência/atenção, inclusive adversidades possíveis e ter os pensamentos pensados.
O segredo para ter sucesso é: ser uma boa pessoa, colaborar, trabalhar duro.
E Rogério deu uma sugestão: antes de dormir, responda para si mesmo essas três perguntas: O que fiz de bom hoje? O que aprendi hoje? Hoje, vivi com alegria?