Alunos do 7° e 9° Ano relembram regras brincando com balões
Apresentar as regras dos laboratórios logo no início das aulas é sempre muito importante, mas atrair a atenção dos alunos para essas regras pode ser difícil, ainda mais no caso dos alunos que já as conhecem.
Buscando uma alternativa para cumprir esse propósito, a professora Keila Cruvinel, de Ciências e o professor Paulo Henrique Alcântara, de Informática, optaram por aproveitar a energia dos adolescentes para desenvolver um jogo. Assim, logo no primeiro dia de aula, balões foram distribuídos entre grupos de alunos e, ao som de uma música animada, eles dançaram e trocaram os balões entre si. Quando a música foi interrompida, cada grupo pegou um dos balões e ao estourá-los encontraram uma das regras do laboratório.
Os professores chamaram um grupo de cada vez para apresentar a regra à turma por meio de mímicas ou desenhos no quadro. Os demais alunos tiveram que adivinhar a regra.
“A atividade cumpriu com alegria o objetivo de recordar os alunos antigos e de apresentar aos alunos novos as normas dos laboratórios”, disseram os docentes.